De acordo com o Ministério do Trabalho, os riscos ocupacionais (aqueles a que os trabalhadores estão sujeitos) são classificados a partir de suas características: podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. Também é possível dividi-los em três grupos: operacionais, comportamentais e ambientais.
Como classificar os riscos ocupacionais
Eles são classificados por cores. Essa associação permite que as indústrias criem um mapa de riscos ocupacionais, ou seja, uma planta do local de trabalho em que cada ambiente seja identificado pela cor (ou cores) representativa do risco que apresenta. As classificações são:
Riscos físicos – verde
Riscos químicos – vermelho
Riscos biológicos – marrom
Riscos ergonômicos – amarelo
Riscos de acidentes – azul
Evite os riscos ocupacionais
Uma das Normas Regulamentadoras, a NR-12, define as regras que garantam a saúde e a integridade dos trabalhadores. Para evitar os riscos ocupacionais, segui-la é essencial.
Ela define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
Também trata da fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão desses equipamentos.
Conte com a Invicta!